No dia 07 de dezembro é comemorado no Brasil o Dia do Cirurgião Plástico, como lembrança da fundação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em 07/12/1948.
O médico cirurgião plástico é aquele que une arte, cirurgia e o poder de acalentar a alma, seja por meio da elevação da autoestima de seu paciente, ou pela reparação tecidual. Algumas pessoas podem achar que se trata de um especialista fútil ou mercantilista, mas isto é o reflexo de desconhecimento e preconceito.
Justificar isso é fácil: a Cirurgia Plástica é uma especialidade mais antiga que a Cirurgia Geral, por exemplo, e remonta ao século VI a.C. Nesta época, Sushruta já realizava reconstrução nasal com retalho paramediano da fronte. Posteriormente, outro grande marco foi o trabalho de Sir Harold Gillies na Primeira Guerra Mundial, sobretudo com a reconstrução craniofacial no contexto da guerra de trincheiras.
Já pensou em sua dificuldade? Reconstruir faces atingidas por prójeteis de arma de fogo sem raio-x e sem antibióticos? Por isto ele é considerado o Pai da Cirurgia Plástica moderna!
Em nosso meio houve um enorme crescimento científico e um boom de profissionais com a ascensão do Professor Ivo Pitanguy. Sem sombra de dúvidas, ele possibilitou que a Cirurgia Plástica brasileira fosse mundialmente conhecida!
Acredito que todos nós, cirurgiões plásticos, temos que seguir produzindo ciência, nos atualizando, e cuidando de nossos pacientes com todo o afinco. Atualmente ainda é necessário empreender, compartilhar conteúdo em mídias sociais e responder a pacientes quase instantaneamente no WhatsApp. E isto não é fácil. Por isso é importante reconhecer nesta data o esforço diário de todos os nobres colegas, que encaram e desfrutam do desafio de ser cirurgião plástico! E é claro: agradecer a todos que confiam em nosso trabalho!

