Para a maioria das cirurgias plásticas, sobretudo as corporais, indicamos o uso de malhas cirúrgicas. Mas por quê?
O grupo das malhas cirúrgicas é extenso, e compreende macaquinhos, sutiãs, malhas para braços, shorts para coxas, mentoneira ou faixa para as cirurgias faciais.
O objetivo primordial do seu uso é oferecer compressão na área cirúrgica, e isso é responsável por dar conforto e segurança ao paciente e por reduzir o inchaço. É notório que nos primeiros dias de pós-operatório ocorre uma grande retenção hídrica levando ao edema, como resposta natural do organismo ao trauma cirúrgico. Então, a malha contém esse processo e acelera a recuperação.
Com o decorrer do pós-operatório a malha cirúrgica irá se adaptar e moldar a nova silhueta corporal do(a) paciente. Por isso é comum que ela seja apertada, ou que uma nova malha menor seja indicada após certo período de acompanhamento.
É praxe orientar a utilização da malha cirúrgica por no mínimo três meses, então a recomendação é que a paciente adquira mais de uma unidade para que possa fazer a adequada higiene ao longo do tempo de uso. Outra dica valiosa é a qualidade do tecido, que deve permitir transpiração e não ser muito grosso, o que deixa a sua utilização mais confortável em dias de calor intenso.
Ressalto que as malhas devem ser usadas cerca de 23 horas por dia, excluindo apenas o tempo para banho e troca de curativos.

