A lipoabdominoplastia é a associação das técnicas de abdominoplastia e de lipoaspiração, e foi apresentada ao mundo por Oswaldo Saldanha em 2003. A mudança de paradigmas foi permitir retirar cirurgicamente o excesso de pele flácida do abdome inferior e ao mesmo tempo aspirar a gordura localizada.
Estudos evidenciaram que houve aumento da satisfação dos pacientes quando se comparou o grupo submetido a lipoabdominoplastia a pacientes que realizaram apenas abdominoplastia, sem lipoaspiração associada.
O incrível é que pensamos que lipoaspiração de definição é algo extremamente recente, mas ainda em 1993 Henry Mentz já realizava lipoaspiração superficial das linhas alba, semilunar e interseções tendíneas transversais, conferindo aspecto mais natural pela valorização do contorno da musculatura abdominal. Ele e Alfredo Hoyos descreveram a remoção seletiva de gordura para recriar a aparência de um aspecto muscular e chamaram suas técnicas, condicionamento físico e lipoescultura de alta definição ou HD. Isso viria ainda a ser conhecido no nosso meio como lipo LAD.
Já a lipoabdominoplastia de alta definição, ou HD, é de fato moderna. Somente em 2018 Alfredo Hoyos descreveu a técnica, que associa a abdominoplastia clássica a uma lipoaspiração mais superficial. E por que disse no título dessa seção que esta é a evolução da abdominoplastia?
Resposta: entendo a lipoabdominoplastia de definição como uma forma de valorizar a anatomia muscular do(a) paciente e, consequentemente, de conferir naturalidade ao abdômen. Marcar as linhas que possuem menor quantidade de gordura (a saber: alba e semilunares) remove o estigma de que a abdominoplastia deixa a barriga disforme e reta demais. E em pacientes selecionados, que realizam grande quantidade de atividades físicas e possuem baixo percentual de gordura, podemos definir também os metâmeros dos retos abdominais (os famosos gominhos).
É importante que as pessoas que buscam esse tipo de cirurgia plástica compreendam isso: a definição é personalizada para cada paciente, de modo a evitar resultados falsos e estigmatizantes.
Espero que tenham entendido as diferenças técnicas e essa evolução histórica! Um abraço pessoal!