Cosmiatria

Cosmiatria é uma palavra composta por três radicais gregos: kosmetos (embelezar ou preservar a beleza) + iatros (ideia de médico, relativo à medicina) + ia (emprego, ofício, profissão, ou ainda arte ou ciência). Portanto, é a ciência médica que estuda e trata a beleza humana em todos os seus aspectos e concepções. Sendo assim, realiza procedimentos não operatórios, como toxina botulínica, preenchimentos, peelings e lasers.

Desses procedimentos, o mais comum é o uso de toxina botulínica, que ficou conhecido em nosso meio como Botox. Ele é equivalente a 30% dos procedimentos não cirúrgicos dos Estados Unidos. Isso corresponde à somatória de mamoplastias de aumento, rinoplastias, ritidoplastias (ou cirurgias plásticas faciais) e blefaroplastias do mesmo país! A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum e que possui sete sorotipos diferentes. O mais potente é o tipo A, que é usado no campo cosmetológico para atenuação de rugas. Isso se dá pelo bloqueio temporário da ação muscular. Essa resposta clínica desaparece em três a quatro meses, embora muitas vezes sejam necessários seis a sete meses para desaparecimento completo. De um modo geral, a ação é mais duradoura com o uso mais frequente do produto e os resultados são melhores quando as rugas são mais leves. Por isso a importância do uso preventivo!

Outras possíveis utilizações estéticas são:

  • Tratamento de hiperidrose palmar, plantar, facial ou axilar, ou seja, quando há uma sudorese excessiva nessas regiões
  • Elevação da sobrancelha ou efeito contrário em casos de assimetria superciliar
  • Bloqueio de masseter para afinar o rosto e/ou devido a bruxismo
  • Atenuação de bandas platismais

Benefícios da Cosmiatria

  • Prevenir ou retardar o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento;
  • Melhora na harmonia facial;
  • Melhora na autoestima;
  • Embelezamento do(a) paciente;
  • Realização no consultório, sem necessidade de internação;
  • Não necessita de afastamento do trabalho.

Muitas vezes o objetivo final do tratamento com toxina botulínica é confundido com o uso de preenchedores. Uma possível razão para tal confusão é que rugas mais severas são mais bem tratadas pelo uso combinado desses dois produtos. Mas a ideia principal dos preenchedores é restaurar o volume atrofiado com a idade, seja dérmico, de algum compartimento gorduroso da face ou ósseo. As principais indicações são: elevação das sobrancelhas, melhora do aspecto de olheiras, de sulcos nasolabiais (bigodes chineses), de linhas de marionete ou do chamado “jowl”, aumento malar ou da maçã do rosto, aumento do contorno mandibular, aumento volumétrico panfacial ou dos lábios, remodelação nasal (rinomodelação) e rejuvenescimento da mão. O produto mais comum é o ácido hialurônico, que por fazer parte do nosso tecido conjuntivo, não apresenta reações tipo corpo estranho ou alérgicas e é biorreabsorvível. Ainda sobre o ácido hialurônico, esse material ficou amplamente conhecido no contexto de harmonização facial ou da técnica de MD Codes. Outros produtos que podem ser utilizados são Radiesse (hidroxiapatita de cálcio) e Sculptra (ácido poli-L-lático), sendo este um recente estimulador da biossíntese de colágeno. As complicações existentes são mais comuns pelo desconhecimento da anatomia da face, procedimentos realizados por não-médicos e utilização de materiais como o Metacril (PMMA).

Outros procedimentos minimamente invasivos realizados em nosso consultório são o microagulhamento, seja para estimulação de colágeno, melhora do aspecto de cicatrizes de acne ou para tratamento de alopecia (calvície), e também a renovação superficial da pele por meio de peelings.

Entre em contato pelos nossos canais para saber qual o tratamento mais indicado para você!

Conte com um médico especialista e com as mais modernas tecnologias.

A cirurgia plástica ideal para mudar a sua vida!

Leandro de Aquino - Doctoralia.com.br

Instagram

Saiba mais sobre o meu trabalho e rotina!

Realizamos uma lipoescultura m…
É com satisfação que apresento…
Ontem, sexta-feira, realizamos…
Um caso bastante distinto dos…
A blefaroplastia superior ampl…
Hoje, realizamos uma cirurgia…