Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. Ela possui dois aspectos inseparáveis: a estética e a funcionalidade. Como órgão olfativo e componente da via respiratória superior, é impensável ter como resultado satisfatório dessa cirurgia um nariz que não respira ou não sente odores. Por isso, a rinoplastia moderna não tem mais o caráter de redução de estruturas como antigamente, mas também preza pela preservação anatômica.

É comum que pacientes se perguntem se o cirurgião plástico trata o desvio de septo ou outras patologias como a hipertrofia de corneto (também conhecido como carne esponjosa). Isso é variável! Mas é importante saber que faz parte da formação em Cirurgia Plástica a abordagem dessas alterações e que ela pode ser realizada simultaneamente com a cirurgia estética.

Há um embate antigo entre duas grandes correntes de rinoplastia: endorrinoplastia, ou técnica fechada, e exorrinoplastia, ou técnica aberta. Enquanto a endorrino permite ausência de cicatrizes, uma abordagem mais rápida e com menor inchaço, a cirurgia aberta ganhou popularidade pela melhor identificação das cartilagens e consequente facilidade de estruturação. De todo modo, as incisões são planejadas para ficarem pouco aparentes.

Benefícios da Rinoplastia

  • Correção de aspectos indesejados do nariz;
  • Aumento da autoestima;
  • Melhora na harmonia e na simetria facial;
  • Melhora na função respiratória;
  • Tratamento simultâneo do desvio de septo.

 

Tempo de cirurgia: 3-4 horas

Tipo de anestesia: geral

Tempo de retorno ao trabalho: 7 dias

Analogamente, existe hoje em dia outro debate de vertentes: conservação X estruturação. Os adeptos da técnica conservadora alegam que não deveria haver manipulação do dorso nasal, e que as fraturas para afinamento da estrutura óssea precisariam ser realizadas de modo mais preciso, como pela utilização de tecnologia ultrassônica (Piezo). Já para os cirurgiões que defendem a rinoplastia estruturada, a conservação não seria a melhor indicação para os casos de narizes étnicos, frequentemente encontrados no Brasil, em função da intensa miscigenação. Vale a pena dizer que as três principais fontes de enxerto cartilaginoso para estruturação são: o próprio septo, as cartilagens de costelas e as cartilagens das orelhas. Com qualquer uma delas é possível confeccionar enxertos (espaçadores ou “spreader grafts”, estaca columelar ou “strut”, extensor septal, marginal ou “alar rim”, Gunter, de ponta ou Sheen, cartilagem picada ou em gravetos) que irão dar forma ao novo nariz.

É fundamental que o paciente de rinoplastia entenda os limites dos benefícios cirúrgicos. Exemplo disso é o paciente com pele grossa, que dificulta a obtenção de um nariz delicado e faz com que o edema seja mais prolongado. Em todo caso, deve haver um estudo pré-operatório, que é comumente feito com tomografia e análise facial, para que o paciente compreenda qual resultado é possível alcançar no seu caso.

Outro importante tema relacionado à cirurgia plástica nasal é a reconstrução do nariz. Sem dúvidas, a principal etiologia é devido a cânceres de pele. Costuma-se dividir o nariz em nove subnunidades anatômicas, de modo a programar a adequada cirurgia reconstrutiva. Ela pode ser executada por meio de retirada da lesão e fechamento simples, utilização de enxerto de pele, retalhos locais como o bilobado e o nasogeniano, ou por meio de retalho paramediano da fronte, também chamado de indiano.

Portanto, tanto na cirurgia estética nasal quanto na área reconstrutiva, os tratamentos são diversos e individualizados. Isso torna uma consulta médica pré-operatória fundamental para o entendimento da queixa e a elaboração do plano terapêutico.

Quer mais informações sobre a Rinoplastia? Agende uma consulta tire todas as suas dúvidas.

Conte com um médico especialista e com as mais modernas tecnologias.

A cirurgia plástica ideal para mudar a sua vida!

Leandro de Aquino - Doctoralia.com.br

Instagram

Saiba mais sobre o meu trabalho e rotina!

Realizamos uma lipoescultura m…
É com satisfação que apresento…
Ontem, sexta-feira, realizamos…
Um caso bastante distinto dos…
A blefaroplastia superior ampl…
Hoje, realizamos uma cirurgia…