Umas das cirurgias mais procuradas pelas pacientes nos dias atuais é a mastopexia com próteses, ou mastopexia de aumento, que trata a queda das mamas (chamada de ptose) e ao mesmo tempo adiciona um implante de silicone para dar volume à mama.
Classicamente as cicatrizes resultantes são em formato de T invertido, mas uma alternativa interessante e menos invasiva é a mastopexia com próteses em L.
Seja qual for a técnica cirúrgica, uma dúvida comum é acerca da sensibilidade mamária, sobretudo das aréolas e dos mamilos. Quem se submete a esse procedimento perde a sensibilidade papilar? Há prejuízo erógeno?
Poucos são os trabalhos que avaliaram de maneira objetiva a sensibilidade no pós-operatório de uma mamoplastia. O melhor deles é do brasileiro Armando Chiari, que identificou que não há hipoestesia (sensibilidade diminuída) após mamoplastia redutora em L.
Provavalmente para a mastopexia com próteses o resultado deve ser similar, porém ainda não há estudos específicos. Tendo em vista isso, iniciaremos uma pesquisa para elucidar essa questão! Em alguns anos divulgaremos a resposta!
Para quaisquer outras dúvidas entre em contato por um de nossos canais. Um abraço!